A busca por locais que reúnem características únicas é uma tendência das famílias modernas, que têm o intuito de passar momentos especiais com pessoas queridas.

Como principais opções, tem-se os espaços naturais, os quais mantém sua originalidade com os elementos da fauna e da flora local.

Nesse âmbito, a Praia do Peró, localizada na cidade de Cabo Frio (Rio de Janeiro) apresenta-se como uma excelente opção para quem deseja ter esses momentos especiais em família, marcada pela presença da natureza. Possui 7,2 km de extensão, ostentando um rico ecossistema, por ser frequentada por espécies endêmicas (nativas da região).

Com temperaturas que dificilmente ultrapassam a casa dos 30 ºC, mesmo no verão, a região se localiza a 8 km do centro, e abriga dunas de areia branca e fina, constituindo um visual maravilhoso para que uma experiência incrível possa ocorrer.

Além disso, a Praia do Peró configura-se como o maior nicho de Pau-Brasil do estado do Rio de Janeiro, tendo apenas 1 km de extensão urbanizada e totalmente pavimentada.

É classificada como uma Área de Proteção Ambiental, sendo parte integrante do Parque Estadual da Costa do Sol.

Por ostentar águas cristalinas e ser considerada a praia mais limpa da Região dos Lagos, segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a Praia do Peró recebeu, em setembro de 2018, o título Bandeira Azul, o certificado internacional de controle de qualidade de praias, marinas e embarcações.

O Programa Bandeira Azul

Esse título foi criado em 1987, através da iniciativa da União Europeia (UE) de certificar os melhores locais marinhos administrados pelo ser humano.

Em 2001, deixou de avaliar apenas praias europeias, e foi expandido para o mundo. No Brasil, o programa foi iniciado apenas em 2004.

Assim, a Bandeira Azul, hoje, é atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), sendo operada, no Brasil, pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), com sede em Florianópolis, Santa Catarina.

Podem receber o título embarcações, praias e marinas que satisfazem uma série de requisitos para controle da qualidade ambiental, dentre eles:

A segurança, fator indispensável para um bom aproveitamento das praias, tanto no sentido de evitar roubos e furtos, quanto na manutenção da integridade física de banhistas e surfistas.

O bem-estar, proporcionado pela ótima experiência e existência de infraestruturas de apoio, como salva-vidas preparados e bem distribuídos ao longo de praias e marinas.

A qualidade da água, comprovada pela ausência de lixo e outros dejetos, bem como a característica cristalina que as águas da Praia do Peró possuem.

A informação e educação ambiental, uma qualidade marcante na comunidade do bairro do Peró, o que possibilita a conservação do meio ambiente local.

Com tais requisitos atendidos, a praia é aprovada a nível nacional por um júri especializado, podendo ser indicada para um júri internacional, composto por profissionais da Fundação para a Educação Ambiental e de um representante da Comissão Europeia.

Para que uma praia receba o título da Bandeira Azul, portanto, existe um procedimento específico para adesão.

Esse documento aponta como sendo responsabilidade do município a candidatura da praia, devendo ser assinada pelo prefeito.

Para que seja aprovada, porém, necessita de um esforço conjunto de todos os envolvidos na localidade, desde os moradores, as empresas, a comunidade, até as ONGs existentes na cidade.

Após a solicitação feita, é realizada uma visita técnica pelo Instituto Ambientes em Rede, que visa à verificação dos critérios exigidos.

Assim, a praia, ou marina, é avaliada sobre a possibilidade de iniciar a fase piloto.

Quando ela atende aos requisitos mínimos, esta é iniciada. Com isso, a localidade tem um período de 2 anos para se adequar a todos os critérios exigidos, podendo ter o tempo reduzido caso cumpra os requisitos com antecedência.

Embora os critérios tenham se tornado ainda mais exigentes, a Praia do Peró obteve êxito nessa empreitada, a qual, junto com apenas outras 8 praias e 5 marinas brasileiras – localizadas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia -, possui o certificado Bandeira Azul.

E é nesse local que está localizado o Espaço Âncora.  

O Espaço Âncora

Com uma área de 250 m² e capacidade para até 200 pessoas sentadas, possui uma linda vista da Praia do Peró.

Dessa maneira, o Espaço Âncora pode ser utilizado tanto de dia como de noite, para almoços, jantares, reuniões empresariais e familiares, aniversários e principalmente casamentos.  

Para tanto, apresenta uma área coberta, com um ambiente agradável e tranquilo, por ser localizada longe de grandes centros urbanos.

O Espaço Âncora dispõe de dois ambientes, sendo o externo uma zona ajardinada, um bar, uma pista de dança e uma cozinha industrial, para realização de buffets, bem como o estacionamento.  

Aliando o serviço diferenciado com o selo de qualidade da praia na qual se encontra, o Espaço Âncora é ideal para eventos importantes na vida de quem procura por momentos únicos.

A opção por esse local já foi feita por diversas pessoas que procuraram experiências originais, sempre o qualificando com um índice de aprovação muito próximo do máximo.

Assim, com o certificado Bandeira Azul, o espaço para eventos é ainda mais indicado para qualquer comemoração, pois une o cuidado com o meio ambiente e as belezas naturais para conceber um lugar único, que certamente deixará a sua marca na vida do cliente.


Pin It on Pinterest

Obrigado pela visita!

Nos ajude compartilhando com seus amigos!

WhatsApp Use o WhatsApp!