Escolha uma Página

Uma Linda Opção de Celebração para Casamentos na Praia

A celebração da união matrimonial é um momento singular na vida do casal, de familiares e de padrinhos. Assim, muitos casamentos possuem um toque que os tornam únicos, como a execução de uma canção marcante para o casal por uma banda ao vivo, a confecção de lembrancinhas úteis e originais, e até mesmo a utilização de veículos alternativos para chegar ao local da festa.

Nesse contexto, a Cerimônia das Areias é uma prática que tem se tornado muito comum nas celebrações atuais, pois combina a personalidade dos noivos com a representatividade da união conjugal.

Tal cerimônia consiste na colocação de diversas colorações de areias em um recipiente, de modo que o resultado seja um objeto único, o qual representa a união eterna do casal, já que as areias jamais poderão ser separadas por completo.

Cerimônia das Areias
Cerimonia das areias em casamento na praia

A origem

Diversas hipóteses foram apresentadas para justificar a origem dessa especial maneira de celebrar o matrimônio, embora ainda não haja um consenso sobre seu início.

Uma das mais aceitas é a de que nativos do Havaí, em cerimônias realizadas na praia, pegavam um punhado de areia e depositavam, juntos, em um jarro sobre o altar.

Outra suposição aponta como sendo um costume originário dos índios apaches americanos, os quais uniam areias coloridas numa tigela durante a cerimônia de casamento;

Por fim, há quem acredite que a tradição foi herdada de povos antigos. Nessa hipótese secular, cada cônjuge trazia consigo uma porção de terra, retirada de seu local de nascimento, a qual era depositada em um novo receptáculo.

Independente da origem, fato é que essa prática simboliza um dos principais pontos do casamento: a união de diferentes naturezas a fim de constituir um vínculo eterno.

Características

A Celebração das Areias pode ocorrer tanto em locais fechados quanto abertos, porém há uma preferência por lugares ao ar livre, principalmente praias.

Além disso, ela independe de crenças religiosas, sendo muito utilizada quando os parceiros ou familiares praticam religiões diferentes. Dessa maneira, não possui restrições relevantes, sendo altamente adaptável, o que exige muita criatividade por parte dos envolvidos.

Nesse sentido, essa celebração constitui uma cerimônia personalizada, juntando o amor, o companheirismo, a parceria e a amizade dos cônjuges ao preencher a vasilha com as diferentes areias – representativas do tempo e das experiências do casal.

Dessa forma, cada solenidade é desenhada de acordo com a história dos devotados, propiciando um momento inigualável para padrinhos, pais e convidados.

Portanto, sendo a principal proposta dessa celebração a descrição da história dos noivos por meio de símbolos, as areias coloridas são essenciais. Nesse aspecto, cada cor tem seu significado, sendo depositadas no recipiente mediante falas relacionadas do celebrante.

As cores

Do mesmo modo que existem diversos conceitos relacionados ao uso das cores para decoração e escolha de roupas, por exemplo, a ideia também se aplica à Cerimônia das Areias. Com o procedimento da deposição de diferentes cores de areia, cada coloração carrega um contexto de significados, os quais contribuem para a criação do resultado final:

O preto está associado à ideia de mistério e fantasia, considerado como representante da sofisticação, luxo e dignidade. Desse modo, é característica de casais modernos e observadores das últimas tendências.

O branco associa-se à ideia de paz, calma e pureza. É muito recomendada para a manutenção de um relacionamento tranquilo.

O vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, características muito presentes em casais.

O verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma. Tem o desígnio de manter a jovialidade viva nos esposos.

O amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. Além disso, é considerada uma cor energética, que exalta o otimismo.

O azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento, sendo muito simbólica para o momento solene. Contém a ideia da lealdade, da fidelidade, da personalidade e da sutileza, além de projetar sonhos a serem cumpridos.

O castanho é a cor da Terra. Essa cor transmite maturidade, consciência e responsabilidade. Também significa o conforto, a estabilidade, a resistência e a simplicidade, proporcionando a segurança pelo bem-estar dos envolvidos.

O lilás significa espiritualidade e intuição. Tem o objetivo de exaltar os instintos e as crenças dos cônjuges.

O rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo. Junto com o vermelho, simboliza a parcela mais afetiva do relacionamento.

O dourado está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza. Representa a estabilidade financeira e o potencial para novas empreitadas.

A celebração

A Cerimônia das Areias pode ocorrer antes ou após a entrega das alianças. Para sua realização, é necessária a presença de um vaso maior – normalmente de cristal – no altar, onde serão depositadas as areias, bem como os frascos contendo as diversas colorações.

A solenidade é iniciada com uma declaração do celebrante. Em seguida, os pais da noiva entornam sua areia no vaso. Logo após, é a vez dos pais do noivo, também despejando sua parte, todos acompanhados por explicações relativas ao significado de cada cor depositada, feitas pelo celebrante.

Posteriormente, os casais de padrinhos fazem sua contribuição.

Por fim, os noivos selam o vasilhame preenchendo, ao mesmo tempo, a área restante com as últimas porções de areia, concluindo a composição que representa sua união eterna. Na maioria das ocasiões, essa ação é acompanhada da seguinte frase: “Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável”.

Outra maneira de realizar a celebração é com a participação apenas do casal. Nessa modalidade, cada noivo escolhe uma cor para os grãos de areia, e deposita-os simultaneamente na vasilha de vidro. Por exemplo, azul para o homem e rosa para a mulher, ou dourado para o esposo e branco para a noiva.

Independente da quantidade de pessoas envolvidas na ação de colocar areia no recipiente, o resultado é extraordinário. Forma-se uma obra de arte única, um lindo objeto de decoração para o lar.

Assim, a cerimônia constitui um momento singular, marcado pela participação de pessoas importantes para o casal, carregada de significados, e que origina uma lembrança incomparável: a união eterna dos devotados, simbolizada pela combinação inseparável das areias.


Pin It on Pinterest

Obrigado pela visita!

Nos ajude compartilhando com seus amigos!

WhatsApp Use o WhatsApp!